Friday, June 04, 2010

mundial 2010:



Analizando o Mundial de Jiu Jitsu 2010
O portal GRACIEMAG.com realizou uma interessante análise do Campeonato Mundial. Confira abaixo:
Atletas
No total, são 1989 atletas.
Serão 247 faixa pretas masculinos, sendo eles 22 campeões mundiais.

O peso galo abre a lista com 10 inscritos e o meio-pesado é a categoria mais cheia, com 45 atletas.

Depois de muito tempo, uma categoria da faixa-preta vai ter dois Gracies: Kron e Kayron, no médio.
Aliás, falando em Gracie, eles são seis no total. Além dos dois citados acima, teremos Roger, Kyra, Ronis (faixa-roxa) e Clark (faixa-marrom).

Entre os 247 faixas-pretas, teremos três bicampeões mundiais absolutos: a surpresa Márcio “Pé de Pano” Cruz (2002/2003) e os favoritos Alexandre Ribeiro (2006/2008) e Roger Gracie (2007/2009).

Outra grande surpresa é a presença de Nino “Elvis” Schembri, inscrito no pesado. O carioca que fez sucesso nos mundiais no final da década de 90 e início da década de 2000 está longe da maior competição do Jiu-Jitsu desde 2006.

Entre tantos nomes, temos diversos multicampeões. Celsinho Venícius quer o tetra no leve. Roger luta pelo hepta no peso. Xande vai em busca do hexa. Cobrinha quer o penta. Marcelinho pode ser tetra. Há outros, muitos outros.
No feminino, na categoria marrom/preta, teremos 41 guerreiras.

Países
Para comprovar que o Jiu-Jitsu é um esporte mundial, atletas oriundos de 36 países

Bianca Barreto é uma das 41 atletas da marrom/preta.
(mesmo que não nascidos lá) estão inscritos.

Na pirâmide de babel de Long Beach, teremos atletas de Angola, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Taiwan, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, República Dominicana, Equador, Inglaterra, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Jordânia, Coréia do Sul, México, Mongólia, Nova Zelândia, Noruega, Peru, Filipinas, Polônia, Cingapura, Suécia, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido, Estados Unidos e Uruguai.

Os EUA lideram com 1419 atletas, mas contando com muitos brazucas. O Brasil, berço da arte suave, ocupa a segunda posição, com 270 inscritos. O Canadá completa o pódio com 99 lutadores.
Japão, com 49 inscritos, e o Reino Unido, com 31 atletas fecham a lista dos cinco países com maior número de representantes.

Mas também merecem aplausos a delegação de Angola, com nove competidores, e da Mongólia, que terá três representantes. Por outro lado, é de se notar a ausência de atletas de Portugal, a sede do Europeu de Jiu-Jitsu.
GRACIEMAG