Monday, July 10, 2006

FUTEBOL



Forza, Azzurra!
A Itália é tetra!
Nos pênaltis, após empate no tempo normal e na prorrogação, e com Zidane expulso, equipe italiana supera os franceses e leva a Copa 2006, garantindo a quarta estrela na camisa azul!
Desacreditada, em crise por conta do escândalo em seu campeonato nacional, a Itália ressurgiu das cinzas e sagrou-se tetracampeã mundial derrotando a França, neste domingo, no Olympiastadium de Berlim. A final foi dramática, com direito a expulsão do craque Zidane e decisão por pênaltis. Com a quarta conquista mundial, a "Squadra Azzurra" só é superada pelo Brasil (cinco) em número de títulos.

No tempo normal, 1 a 1. Os gols foram marcados no primeiro tempo, Zidane para os franceses, Materazzi para os italianos. Nos pênaltis, 5 a 3 para a Azzurra, com a seguinte seqüência: Pirlo marcou; Wiltord fez 1 a 1; Materazzi marcou; Trezeguet perdeu - mandou na trave. De Rossi marcou; Abidal também converteu; Del Piero fez mais um. Sagnol fez o último dos franceses e Grosso deu o título à Itália.

Equilíbrio absoluto

O empate no primeiro tempo fez justiça ao equilíbrio do jogo. A França começou melhor e abriu o placar logo aos 7 minutos. Malouda penetrou pela esquerda e foi derrubado por Zambrotta: pênalti (Assista ao vídeo exclusivo). Zidane se deu ao luxo de fazer uma graça no dia de sua despedida. Deu um toque de leve por baixo da bola. Buffon, caído, viu a bola tocar o travessão e passar um pouco da linha do gol: França 1 a 0, Zidane o quarto jogador da história a marcar em duas finais de Copa - Vavá, Pelé e Breitner foram os outros (Assista ao vídeo exclusivo).

Mas, diferentemente do que aconteceu com Espanha, Brasil e Portugal, a Itália não se abalou ao ficar atrás no placar e passou a atacar a França - que, pela primeira vez na fase eliminatória se mostrou frágil nas bolas aéreas. E foi numa delas, aos 19, que Materazzi escorou de cabeça - centro de Pirlo - e empatou o jogo (Assista ao vídeo exclusivo).

A Itália poderia ter virado o jogo aos 35: Luca Toni escorou de cabeça outra cobrança de escanteio, mas a bola explodiu no travessão de Barthez (Assista ao vídeo exclusivo).

Jogo de xadrez

O segundo tempo foi parecido com o primeiro, mas com os times bem mais cautelosos, medindo cada movimento no campo. Aos 16, Luca Toni marcou mas o árbitro anulou - estava impedido (Assista ao vídeo exclusivo). Um minutos depois, Henry respondeu e obrigou Buffon a grande defesa (Assista ao vídeo exclusivo). A partir dos 30 minutos, a Itália recuou e a França teve maior domínio territorial, mas sem grandes chances. Não podia dar outra coisa: prorrogação.

Zizou dá vexame

O primeiro tempo da prorrogação foi um verdadeiro passeio da França, melhor técnica e fisicamente. O time teve duas chances claras: aos 9 (Assista ao vídeo exclusivo) , Ribéry chutou rente à trave, e aos 15, Zidane cabeceou livre e Buffon, com um tapinha de mão direita, fez defesa milagrosa (Assista ao vídeo exclusivo). No começo do segundo tempo, o dono da festa foi expulso: após agredir Materazzi, Zidane antecipou o fim da carreira com um cartão vermelho (Assista ao vídeo exclusivo).

Os torcedores neutros tomaram as dores dos franceses e passaram a vaiar a cada vez que a Itália tocava na bola, o que acabou dando moral à França. Mas apesar de continuar dominando, os franceses não conseguiram chegar ao gol e a final teve mesmo de ser decidida nos pênaltis.

Veja as atuações dos jogadores

ITÁLIA 1 (5) x (3) 1 FRANÇA

Local: Olímpico de Berlim
Árbitro: Horácio Elizondo (ARG)
Assistentes: Dario Garcia e Rodolfo Otero (ARG)
Cartões amarelos: Zambrotta (Itália); Diarra, Malouda e Sagnol (França).
Cartão vermelho: Zidane (França).
Gols: Zidane, aos 7 minutos do primeiro tempo; Materazzi, aos 19 minutos do primeiro tempo.

ITÁLIA
Buffon; Zambrotta, Materazzi, Cannavaro e Grosso; Gattuso, Pirlo, Perrota (De Rossi) e Cameronesi (Del Piero); Totti (Iaquinta) e Luca Toni.
Técnico: Marcello Lippi.

FRANÇA
Barthez; Sagnol, Thuram, Gallas e Abidal; Vieira (Diarra), Makelele, Malouda, Zidane e Ribéry (Trezeguet); Henry (Wiltord).
Técnico: Raymond Domenech.

No comments: